Uma comitiva de vereadores de Itanhaém visitou na tarde de ontem, quinta-feira (08), as instalações do Hospital Regional Jorge Rossmann, para verificar a possibilidade de habilitação de mais leitos de tratamento ao coronavírus. Os parlamentares foram recebidos pelo diretor técnico do hospital, Cézar Kabbach, e a diretora executiva, Fernanda Lage.
Devido a pandemia, apenas cinco vereadores puderam entrar no prédio, seguindo os protocolos de higienização. Com máscaras hospitalares, por medida de segurança, os edis não puderam andar pelos corredores do hospital. O encontro aconteceu no auditório do Hospital Regional de Itanhaém (HRI).
O Hospital Regional Jorge Rossmman oferece cobertura a cinco municípios da região da Baixada Santista e Vale do Ribeira: Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo. É referenciado pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e oferece serviço de maternidade de porta aberta, garantindo a toda a gestante atendimento obstétrico integral.
Durante a visita, o grupo recebeu dados sobre os procedimentos para a entrada no hospital, regulação de vagas, e o funcionamento geral. Atualmente o HRI conta com 39 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, sendo 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 19 de enfermaria.
Segundo números apresentados pelo diretor técnico, Cézar Kabbach, o Hospital Regional de Itanhaém realizou desde o início da pandemia 914 atendimentos a pacientes com suspeita ou confirmação do novo Coronavírus, com 79 % de alta hospitalar. Itanhaém é a cidade mais acolhida, com 45% dos pacientes atendidos com Covid-19, seguida de Peruíbe com 34%, Mongaguá 19%, e apenas 2% de outros municípios.
Na oportunidade, a diretora executiva, Fernanda Lage explicou que assim como vem acontecendo em todo o País, existe uma grande dificuldade na contratação de novos médicos, e aquisição de medicamentos e equipamentos. “Hoje existe uma saturação dos serviços a nível nacional”, enfatizou.
“Nós estamos remanejando os leitos conforme a necessidade. É uma situação muito difícil. As pessoas precisam se conscientizar. É fundamental seguir os protocolos de higiene, uso de máscara e distanciamento social. Além da vacina, a única forma de imunização é através dos protocolos de saúde”, explicou o diretor Cézar Kabbach.
Ainda durante o encontro, os parlamentares colocaram-se à disposição dos administradores e solicitaram informações referentes as várias demandas apresentadas pela população. “Muitas vezes os requerimentos, em papel, são frios. Fizemos questão de vir pessoalmente no hospital e sentir de perto todas essas questões”, afirmou o presidente do Legislativo Municipal.
Silvinho Investigador disse ainda, que os parlamentares estão engajados em fazer gestão junto ao Estado. “Precisamos unir forças e lutar por uma ampliação dos atendimentos e leitos. Um exemplo seria a criação de um centro específico para hemodiálise, que vem sendo requerido pelos vereadores há muito tempo”, finalizou.
De acordo com os dados do HRI a ocupação atual na clinica médica de Covid está em 89%, já a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em 85%. Fizeram parte da comitiva, os vereadores líderes das bancadas, Silvinho Investigador (Solidariedade), Fábio Bibão (PSDB), Professor Fernando (MDB), José Roberto da JR (Cidadania), e Rutinaldo Bastos (PODEMOS).
Publicado em: 09 de abril de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores são diplomados no Plenário da Câmara Municipal de Itanhaém. A Diplomação dos Eleitos em 2024 reuniu fam...
147ª SESSÃO ORDINÁRIA Na noite desta segunda-feira, dia 02 de dezembro, os vereadores participaram da 147ª Sessão Ordinária com o encerramento d...
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE DISCUSSÃO DOS PROJETOS DE LEI DE ATUALIZAÇÃO DO ORDENAMENTO URBANÍSTICO DO MUNICÍPIO DE ITANHAÉM Nesta quart...
A Câmara Municipal da Estância Balneária de Itanhaém, através da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, realizou nesta segunda-feira (25) a...