Na 75ª Sessão Ordinária realizada, ontem (13), o Presidente da Câmara Vereador Professor Fernando anunciou o início do sistema “Câmara Zero Papel”, desde a semana passada os servidores da Casa de Leis estão recebendo o treinamento adequado para a nova implantação.
Além disso, todo o trabalho interno de gabinete dos vereadores e administrativo, será feito pelo sistema, diminuindo a burocracia e o consumo de papel e insumos para impressoras.
O “Câmara Zero Papel” é um sistema digital que permite a protocolização de documentos com assinatura digital, ou seja, em vez de precisar assinar de próprio punho cada documento (moções, indicações, requerimentos, projetos etc), cada Vereador, Diretores de Departamento e Presidente da Câmara, dispõem da respectiva assinatura digital, o que permite dar a cada documento uma assinatura juridicamente válida, porém por meio eletrônico.
Assim, todos os processos poderão tramitar virtualmente dentro da Câmara, superando, por exemplo, a necessidade dos despachos físicos de um departamento para outro, e podendo ser acompanhado pela população através do site da CMI.
"O sistema está passando pelos últimos detalhes, mas a partir de agora, todos os processos da produção legislativa estarão disponíveis no site da CMI (Câmara Municipal de Itanhaém) para consulta da população, aumentando assim a transparência nos atos legislativos", o objetivo do Zero Papel, além de economia, entre outros benefícios, também a agilidade nos processos legislativos, citou o presidente do Legislativo.