A discussão sobre segurança pública e a importância de uma ação articulada dos Poderes Executivo e Legislativo para o fortalecimento do policiamento e de ações preventivas na cidade pautaram a reunião realizada na última quinta-feira (14) entre o prefeito Tiago Cervantes e os vereadores de Itanhaém. O objetivo do encontro foi avançar nos diálogos em relação às reivindicações da população e dar respostas rápidas às questões ligadas à segurança no âmbito municipal.
Em conversa com os parlamentares, o chefe do Executivo sinalizou que fará investimentos em setores da segurança, como a aquisição de mil câmeras de monitoramento, incluindo instalações em praças e prédios públicos, e 12 OCR– conhecidas por fazerem a leitura de placas de automóveis e cruzarem as informações com dados de carros roubados ou furtados – que cobrirão entradas e saídas do município (na divisa com Mongaguá e Peruíbe).
O Poder Executivo também anunciou que dará andamento ao processo licitatório para a locação de dois veículos à Polícia Militar e aumentará o efetivo da Guarda Civil Municipal, com a chegada de 30 agentes a partir de dezembro e a convocação de mais 20 guardas em janeiro de 2022.
“Momento importante de diálogo entre a Prefeitura e a Câmara Municipal. Apresentei as últimas medidas da Prefeitura na área da segurança, bem como acolhi todas as sugestões apresentadas. O interesse de todos é único: o bem-estar da população de Itanhaém”, ressaltou Cervantes.
Os vereadores apresentaram demandas e se colocaram à disposição para contribuir com pautas que endureçam legislações municipais. Eles também se comprometeram a cobrar do Estado soluções pontuais para o combate à criminalidade. “O papel do vereador é cobrar e buscar medidas assertivas junto aos principais órgãos do Governo de São Paulo para resgatar na população a sensação de segurança”, disse o presidente da Câmara, Silvinho Investigador.
A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda um policial para cada 350 pessoas, mas em Itanhaém, segundo dados do Instituto Sou da Paz, há um policial para 1.904 pessoas. Atualmente, o efetivo da Polícia Militar é de 67 agentes para uma cidade com mais de 100 mil habitantes. “As autoridades estaduais precisam abrir os olhos para Itanhaém e entender que os investimentos em segurança pública são essenciais”, salientou Silvinho.
Participaram da reunião os vereadores Arlindo Martins, Henrique Garzon, Naldo do Bodeguita, Professor Fernando, José Roberto JR, Lucas Abbasi, Rutinaldo Bastos, Silvinho Investigador e Wilson RH.
GOVERNO DO ESTADO
Na próxima terça-feira (19), os vereadores terão audiência com o chefe da Assessoria Policial-Militar da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, o coronel da PM Carlos Alberto Machado, para solicitar reforço no policiamento, com a ampliação do efetivo das polícias Militar e Civil e envio de novas viaturas à cidade.
Publicado em: 15 de fevereiro de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores são diplomados no Plenário da Câmara Municipal de Itanhaém. A Diplomação dos Eleitos em 2024 reuniu fam...
147ª SESSÃO ORDINÁRIA Na noite desta segunda-feira, dia 02 de dezembro, os vereadores participaram da 147ª Sessão Ordinária com o encerramento d...
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE DISCUSSÃO DOS PROJETOS DE LEI DE ATUALIZAÇÃO DO ORDENAMENTO URBANÍSTICO DO MUNICÍPIO DE ITANHAÉM Nesta quart...
A Câmara Municipal da Estância Balneária de Itanhaém, através da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, realizou nesta segunda-feira (25) a...