Uma das maiores estrelas da dramaturgia, Eva Wilma ficará marcada na memória dos brasileiros por seus icônicos papéis no teatro, na televisão e no cinema. Aos 87 anos, a atriz faleceu vítima de um câncer no ovário no dia 15 de maio. A intérprete de Ruth e Raquel, da primeira versão da novela ‘Mulheres de Areia’, gravada na Praia dos Pescadores, na década de 1970, fez história em Itanhaém e se tornou um dos maiores sucessos da TV brasileira. O folhetim de Ivani Ribeiro levou a cidade a alcançar reconhecimento nacional.
A Praia dos Pescadores, também conhecida por Prainha, se tornou um dos principais cenários para as gravações das gêmeas idênticas Ruth e Raquel, uma boa e outra má, respectivamente. Na época, o ator Serafim Gonzalez, que interpretou o personagem Alemão, esculpiu uma estátua com as mesmas características da escultura de areia apresentada na novela e ofereceu a Itanhaém como agradecimento pela hospitalidade.
Em virtude dos efeitos do tempo e de atos de vandalismo, a estátua recebeu reparos e ganhou novos contornos pelas mãos do artista plástico Ronaldo Lopes. Após o término da trama original, há mais de 45 anos, a peça ainda permanece na Praia dos Pescadores. Durante as gravações da telenovela, em Itanhaém, Eva Wilma, ou melhor, Vivinha, como era chamada pelos mais íntimos, conheceu seu segundo marido, o ator Carlos Zara, falecido em 2002.
Entusiastas da novela vieram de longe para conhecer as locações de “Mulheres de Areia”. Há relatos de que uma multidão se formava na praia sempre que os atores entravam em cena. Após quatro décadas de sua estreia, a novela é lembrada por moradores e turistas, que fazem questão de registrar fotos ao lado do monumento.
Segundo o presidente da Câmara de Itanhaém, Silvinho Investigador, a agitação positiva daquela época está no imaginário de muitos moradores e, claro, enraizada na história do município. “Mesmo com o passar dos anos, o sucesso da novela marcou épocas e traz até hoje visitantes de outros estados. Todos querem conhecer a terra por onde passou Ruth e Raquel”.
ESTRELA DA DRAMATURGIA
Eva Wilma iniciou sua carreira artística aos 14 anos, quando subiu ao palco como bailarina clássica. No Corpo de Baile do Teatro Municipal, ela foi convidada a integrar a primeira turma do Teatro de Arena. A estreia como atriz veio em seguida ao conquistar, em 1953, seu primeiro papel na televisão no seriado “Namorados de São Paulo”, que mais tarde passou a se chamar “Alô, Doçura”, exibido pela Tupi até 1964. A partir daí, Eva deu início a uma sólida carreira, com inúmeros personagens em novelas marcantes. Entre elas: “A Viagem”, em 1975; “Plumas e Paetês”, de 1980; “Roda de Fogo”, de 1986; “A Indomada”, de 1997; “Mulher”, de 1998; e “Verdades Secretas”, de 2015.
Publicado em: 18 de maio de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
SESSÃO SOLENE ALUSIVA À PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA 2024 A Câmara Municipal de Itanhaém convida a todos para participarem da Sessão Solene Alusiva à...
Em razão do período de férias do prefeito Tiago Cervantes e ante a impossibilidade do vice-prefeito assumir o cargo, o presidente da Câmara Profe...
A Câmara Municipal da Estância Balneária de Itanhaém, através da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade, convida a população para particip...
Assista na íntegra como foi 5ª Sessão Ordinária do Programa Vereador Mirim de Itanhaém, a população e demais interessados também podem conferir as...