Logo Itanhaem

Notícias

“Ansiedade e insônia são gatilhos que devem ser observados”, alerta psicóloga sobre os efeitos da pandemia


O surto de coronavírus virou de cabeça para baixo a vida de milhares de pessoas e expôs vulnerabilidades e deficiências que, com o isolamento social, aceleram o risco de esgotamento mental. A pandemia agravou o sentimento de insegurança e maximizou as crises de ansiedade, estresse e insônia, que, quando não observadas, podem se tornar gatilhos para o abismo emocional. “Se os sintomas durarem por pelo menos seis meses, é hora de procurar ajuda profissional”, alerta a psicóloga Daila Stefania Dualattka Fernandes sobre os efeitos da epidemia. 

Na análise da profissional, com experiência em avaliação psicodiagnóstico, mesmo com a luta para equacionar os ecos da pandemia, com a vacina e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o medo de se contaminar mudou a convivência familiar, influenciando principalmente na rotina de pais e filhos, que tiveram suas atividades presenciais interrompidas.

“Quando falamos de medo, atrelamos à mudança de cidade ou emprego, mas quando relacionamos o medo à pandemia, pensamos em pulsão de vida e pulsão de morte. Para manter o ambiente mais saudável, é preciso ausentar um pouco o noticiário e focar em outras atividades, como a leitura de um livro, refeições em família e filmes descontraídos. A família deve se fazer presente neste momento”.

Um relatório apresentado pela OMS, em 2019, mostrou que o Brasil é o país mais impactado pela ansiedade no mundo e o quinto em depressão. Dos 322 milhões de pessoas com algum tipo de transtorno mental, 18 milhões são brasileiros que sofrem com ansiedade e cerca de 12 milhões com depressão.

Diante das mudanças, ouvimos o seguinte questionamento: como as pessoas sairão desta pandemia? A crise vivenciada pelo ser humano provocou mudanças no estilo de vida, por mais difícil que seja o seu enfrentamento. Segundo Daila, não há como assegurar que as pessoas sairão mais solidárias aos problemas dos outros. O comportamento de cada um está ligado exclusivamente à sua estrutura de personalidade, que é um fator preponderante. “O que podemos afirmar é que o ser humano sairá diferente dessa crise". 

AMBIENTE ESCOLAR

O processo educacional também foi comprometido devido à pandemia. Mesmo com ferramentas de ensino a distância, não há como substituir o trabalho desenvolvido pelos professores de forma presencial. E com a longa permanência do aluno em casa, é preciso montar alicerces para dar novos contornos ao desenvolvimento escolar e repensar em ações sociais. “Como não há interação com outras pessoas, o aluno foca sua atenção em jogos online. Isso nos faz pensar sobre a importância de um cronograma de atividades extracurriculares para que ele também passe o tempo”.

Com mais de dez anos de experiência no sistema educacional do município, Daila, que é responsável pela implantação de projetos de combate ao “bullying” e de incentivo às habilidades socioemocionais atuantes até hoje na Cidade, acredita que o processo de alfabetização na primeira infância será o mais afetado.

“O momento melhor de trabalhar as crianças é enquanto elas são pequenas devido à plasticidade neuronal, que é a capacidade de fazer novas conexões, por meio de um vasto leque de experiências que lhe são proporcionadas, a escola é um centro produtor dessas experiências”, ressalta. Ela acrescenta que: “Os prejuízos cognitivos nós conseguiremos abarcar, porém, os prejuízos emocionais vão durar por muito tempo”.


Outras Notícias

Fique por dentro
0b1952a1-5a1e-43a1-bb66-ab1772fe8c26 q

CÂMARA MUNICIPAL DE ITANHAÉM REALIZA SESSÃO ESPECIAL PARA CELEBRAR OS CEM ANOS DA DIOCESE DE SANTOS Aconteceu nesta segunda-feira (17), a Sess...

Leia Mais

1ef9f50c-44d0-4a6a-9218-905feab75704 q

VEREADORES CUMPREM AGENDA POSITIVA EM BRASÍLIA O presidente do Legislativo, vereador Professor Fernando e o vice-presidente vereador Naldo do Bo...

Leia Mais

c73a1fc7-4d1f-40c9-b072-dbe4084f560e q

Recebemos ontem (06), durante a 7° Edição do Conexidades, o certificado de Câmara Parceira da Juventude, pela Secretaria de Justiça e Cidadania d...

Leia Mais

06c02f92-eea7-4344-8a1c-cd0670530f10 q

ESCOLA DO LEGISLATIVO  Realizada na data de hoje, 04 de junho, com o presidente da Câmara, vereador Professor Fernando e demais membros da Escola...

Leia Mais

Funções de acessibilidade
Acessibilidade
Contraste
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte