Logo Itanhaem

Notícias

São José de Anchieta: segundo padroeiro de Itanhaém


A Câmara Municipal de Itanhaém aprovou, no dia 26 de maio, o Projeto de Lei 35/14, que torna São José de Anchieta o segundo padroeiro de Itanhaém. A matéria foi apresentada pelo vereador Rogelio Salceda, presidente da Casa. A propositura segue para sanção do prefeito Marco Aurélio Gomes.

Atualmente, a padroeira de Itanhaém é Nossa Senhora da Conceição, celebrada em oito de dezembro. Com a aprovação do projeto de lei, a Cidade passará a ter dois padroeiros. “Padre Anchieta era devoto fervoroso de Nossa Senhora da Conceição. É um grande simbolismo e uma justiça histórica fazer o devoto e a devotada, os dois padroeiros de Itanhaém”, disse Rogelio Salceda.

Pelo projeto de lei, o Município deverá realizar diversas festividades em homenagem ao novo santo, com missa campal, e regaste histórico de sua importância para Itanhaém em projetos turísticos, culturais e educacionais. No calendário oficial de eventos e datas comemorativas do Município, o dia 9 de junho é feriado municipal, Dia de José de Anchieta.

Rogelio Salceda, através de requerimento, também solicita ao Vaticano cópias de documentos relativos ao processo de canonização de José de Anchieta. “São documentos importantes para o acervo religioso e histórico de nossa Cidade”.

O Papa Francisco assinou, no dia 3 de abril de 2014, um decreto proclamando santo o jesuíta espanhol José de Anchieta, conhecido como Padre Anchieta, mais de 400 anos após a abertura de seu processo de canonização. O jesuíta foi beatificado por João Paulo II, em 1980, na primeira etapa antes de se tornar santo. O pedido para que isso ocorresse, no entanto, foi feito ainda no século 16. Mudanças no Código Canônico e conflitos que acabaram com a expulsão dos jesuítas do Brasil, em 1759, atrasaram o processo.

O eminente jesuíta viveu em Itanhaém durante o século XVI, entre 1563 e 1595, e é considerado uma das figuras mais importantes da história do Brasil Colonial e da igreja. Suas marcas podem ser vistas em diversos monumentos preservados na Cidade. Itanhaém é conhecida como a ‘Terra de Anchieta’, por sua importância na biografia do célebre padre. Monumentos históricos, documentos raros, obra sacra, homenagens e diversas histórias vividas pelo jesuíta podem ser vistas em muitos pontos da Cidade, num misto de religiosidade e história.


Publicado em: 03 de março de 2016

Publicado por: Câmara Municipal de Itanhaém

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro
0b1952a1-5a1e-43a1-bb66-ab1772fe8c26 q

CÂMARA MUNICIPAL DE ITANHAÉM REALIZA SESSÃO ESPECIAL PARA CELEBRAR OS CEM ANOS DA DIOCESE DE SANTOS Aconteceu nesta segunda-feira (17), a Sess...

Leia Mais

1ef9f50c-44d0-4a6a-9218-905feab75704 q

VEREADORES CUMPREM AGENDA POSITIVA EM BRASÍLIA O presidente do Legislativo, vereador Professor Fernando e o vice-presidente vereador Naldo do Bo...

Leia Mais

c73a1fc7-4d1f-40c9-b072-dbe4084f560e q

Recebemos ontem (06), durante a 7° Edição do Conexidades, o certificado de Câmara Parceira da Juventude, pela Secretaria de Justiça e Cidadania d...

Leia Mais

06c02f92-eea7-4344-8a1c-cd0670530f10 q

ESCOLA DO LEGISLATIVO  Realizada na data de hoje, 04 de junho, com o presidente da Câmara, vereador Professor Fernando e demais membros da Escola...

Leia Mais

Funções de acessibilidade
Acessibilidade
Contraste
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte