Logo Itanhaem

Notícias

Qualidade da água e Hospital Regional são alvos de discussão na Câmara


A qualidade da água fornecida pela Sabesp nos últimos dias e a informação sobre a distribuição de vagas do Hospital Regional de Itanhaém, foram temas de requerimentos aprovados na 77ª Sessão Ordinária da Câmara de Itanhaém, na noite desta segunda (18).

Nas últimas semanas as redes sociais foram tomadas por reclamações de munícipes sobre a coloração turva da água que chega às residências do município. Em razão das fortes chuvas dos últimos dias, além da qualidade do produto, a escassez no fornecimento também revoltou os moradores da cidade.

O Requerimento nº 11/2019, de autoria do vereador Peterson Gonzaga Dias e Wilson Oliveira Santos, aprovado por todos os vereadores, questiona exatamente esse problema. “Vamos cobrar a ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), que pode fiscalizar a Sabesp, além disso, proponho a criação de uma Comissão para acompanhar de perto esse problema”, citou.

A questão também foi tema de requerimento apresentado em 2018, pelo vereador Wilson Oliveira Santos, “não recebemos nenhuma resposta satisfatória. O problema é uma questão de saúde pública”, ressaltou.

Já o vereador Silvio Oliveira, que esteve no Escritório da empresa para colher informações a respeito do problema, soube que a Sabesp aumentou a dosagem de produtos na água para tentar resolver o problema. “Explica, mas não justifica. É um problema recorrente e temos sim que buscar explicações”, ressaltou. O vereador João Rossmann aproveitou para lembrar que a SABESP poderia ter informado a população do problema, “através da conta de água e esgoto, pois se eles previam esse problema com as chuvas, a população poderia ter sido alertada”, disse.

O Presidente da Câmara Hugo Di Lallo vai além, “que produtos são esses adicionados na água, que problemas podem trazer à saúde das pessoas? Proponho a realização de uma Audiência Pública para esclarecer esses fatos”. O Vereador Dr Alder Ferreira Valadão, que é médico, ressalta que cerca de 30% dos atendimentos da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), são em razão de gastroenterocolite aguda, que é uma intoxicação em razão do consumo da água de má qualidade. “Trata-se também de um prejuízo para o município, refletido nos atendimentos de saúde”, afirma.

Preocupado, o vereador Dr Carlos Antonio Ribeiro, lembra que passou toda a vida escutando sobre problemas com o fornecimento de água da SABESP. “A empresa não presta serviço adequado e precisa responder por isso”.

Em 2013 a SABESP inaugurou a ETA Mambu/Branco, ao custo de R$ 413 milhões e prometia acabar com o problema. Além de Itanhaém, a estação de tratamento que capta água dos rios Mambu e Branco, também atende outras 4 cidades: Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande e a área Continental de São Vicente.

HRI • Outro debate acalorado, motivo da aprovação de dois requerimentos do vereador Hugo Di Lallo, é sobre o Hospital Regional de Itanhaém. Um deles, o de número 13/2019, solicita ao Hospital Jorge Rossmann e ao Instituto Sócrates Guanaes, informações sobre a implantação de um Pronto Socorro referenciado, “A ampliação do Hospital foi sem dúvida muito aguardada. Houve uma expectativa da ampliação das especialidades e também da implantação de um Pronto Socorro Referenciado, que ainda não aconteceu. O serviço está muito aquém do esperado”, retrata.

O vereador Dr Alder Ferreira Valadão, que é médico, lembra que foi crítico quando da transição do Consaúde (antigo administrador) para o Instituto Guanaes, “este instituto não tem capacidade para operacionalizar este elefante branco, onde foram investidos mais de R$ 65 milhões. Quase três anos após a inauguração, apenas um terço de sua capacidade funciona”. Alder também destaca que o ex-governador Geraldo Alckmin tem sua parcela de culpa. “Alckmin foi um mentiroso, que prometeu o Pronto Socorro referenciado, que hoje desafogaria nossa UPA”, lamenta. O vereador sugeriu ainda, a criação de uma Comissão e a realização de uma Audiência Pública entre as partes, para prestar as informações necessárias para a cidade.

O vereador Carlos Antonio Ribeiro lembra que já apresentou um requerimento para o Instituto Guanaes sobre doação de sangue. “Espero que agora eles respondam a sua solicitação, a minha não responderam”, garante. O vereador Silvio Oliveira também tem outros requerimentos não respondidos. “Presidente, como sugestão poderíamos incluir nesse requerimento a Secretaria de Estado da Saúde, para que eles também se manifestem”.

O vereador Peterson ressalta que o Hospital tem equipamentos de ponta, porém não são utilizados. “Visitei as instalações e pudemos verificar que lá tem excelentes equipamentos, só que sem qualquer utilização. Precisamos cobrar pesado o Estado”.

VAGAS • O outro Requerimento de autoria do Presidente da Câmara, Vereador Hugo Di Lallo, aprovado na mesma Sessão, trata dos critérios estabelecidos para a disponibilização de vagas na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, o CROSS.

Di Lallo critica fortemente os métodos utilizados para a vaga ser alcançada. “Qual a lisura e transparência desse processo. Queremos informações reais. Muitas vezes até o MP é acionado garantindo a vaga e o CROSS não atende. Quem tem prioridade. Precisamos de um maior entendimento a respeito da questão”, exige.

O vereador Dr Alder, explicou que todos acabam passando pela UPA antes de precisar efetivamente de uma vaga. “Se o CROSS tivesse uma boa gestão seria eficiente. Peço a subscrição de todos neste Requerimento para que tanto a Regional de Saúde, como a Secretaria de Estado se manifeste”, detalha.

O vereador Silvio Oliveira lembrou que já questionou a DRS-IV e não obteve respostas satisfatórias. “Tecnicamente e no papel como funciona é bonito. Precisamos é entender de que forma eles atendem a demanda e os critérios utilizados”.

Ainda na 77ª Sessão Ordinária, os vereadores também aprovaram requerimento direcionado ao Executivo, sobre a Escola Silvia Marasca. Eles pedem para que a Administração apresente esclarecimentos sobre a estrutura do prédio.

Agora é Lei • De autoria do Presidente da Câmara, Vereador Hugo Di Lallo, foi aprovada a Lei nº 03/2019, que proíbe a conferência, revista ou vistoria das mercadorias após o pagamento no caixa das redes de Supermercados varejistas ou atacadistas.

As Sessões Ordinárias acontecem às segundas-feiras, às 18 horas. A Câmara Municipal de Itanhaém, está localizada na Rua João Mariano Ferreira, 229, centro.

Link da 77ª Sessão Ordinária (04/02/2019) no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=sqh2WQyIV8g

Facebook da Câmara de Itanhaém

https://www.facebook.com/camaramunicipaldeitanhaem

Site da Câmara Municipal de Itanhaém

http://www.itanhaem.sp.leg.br/

Canal da Câmara Municipal de Itanhaém no YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UC_t82aNqK8gFsTJlwLoNxIA

Flickr da Câmara Municipal de Itanhaém:

www.flickr.com/people/camaraitanhaem/


Publicado em: 20 de fevereiro de 2019

Publicado por: Câmara Municipal de Itanhaém

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro
0b1952a1-5a1e-43a1-bb66-ab1772fe8c26 q

CÂMARA MUNICIPAL DE ITANHAÉM REALIZA SESSÃO ESPECIAL PARA CELEBRAR OS CEM ANOS DA DIOCESE DE SANTOS Aconteceu nesta segunda-feira (17), a Sess...

Leia Mais

1ef9f50c-44d0-4a6a-9218-905feab75704 q

VEREADORES CUMPREM AGENDA POSITIVA EM BRASÍLIA O presidente do Legislativo, vereador Professor Fernando e o vice-presidente vereador Naldo do Bo...

Leia Mais

c73a1fc7-4d1f-40c9-b072-dbe4084f560e q

Recebemos ontem (06), durante a 7° Edição do Conexidades, o certificado de Câmara Parceira da Juventude, pela Secretaria de Justiça e Cidadania d...

Leia Mais

06c02f92-eea7-4344-8a1c-cd0670530f10 q

ESCOLA DO LEGISLATIVO  Realizada na data de hoje, 04 de junho, com o presidente da Câmara, vereador Professor Fernando e demais membros da Escola...

Leia Mais

Funções de acessibilidade
Acessibilidade
Contraste
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte