Logo Itanhaem

Notícias

Audiência Pública sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2014


AUDIENCIA PÚBLICA – PROJETO DE LEI QUE DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO DE 2014, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, realizada em 12 de junho de 2013, às 10 horas, na sala D. Idílio José Soares.

A Comissão permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara Municipal de Itanhaém, presidida pelo Nobre Vereador João Carlos Rossmann, realizou  audiência pública com o proposito de estabelecer as prioridades orçamentárias de maneira democrática, possibilitando a toda sociedade itanhaense a oportunidade de participar do processo de elaboração, discussão e aprovação desta importante peça orçamentária – a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2014.

 

O Vereador João Rossmann iniciou os trabalhos fazendo um relato sobre disposições legais que norteiam o referido diploma legal, a fim de esclarecer a sociedade sobre esta importante peça orçamentária.  

Citou a determinação da Constituição Federal de 1988, no tocando a obrigação do Executivo em definir a cada ano suas metas e prioridades para o exercício financeiro subsequente, através Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Enfatizou a necessidade da participação da sociedade civil na elaboração dos três instrumentos: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).


No caso em tela, a LDO, determina os parâmetros a serem observados na LOA – Lei Orçamentária Anual, estabelecendo também as regras sobre alterações na legislação tributária, financeira e de pessoal.

 

O Poder Executivo estabeleceu em seu bojo as metas e prioridades para o exercício financeiro de 2014, as diretrizes gerais para elaboração da lei orçamentária – priorizando o investimento nas áreas sociais, a austeridade na gestão dos recursos públicos, a modernização na ação governamental e o equilíbrio orçamentário, tanto na previsão como na execução orçamentária.

Estabeleceu também os parâmetros a serem observados quanto a proposta de alterações na legislação tributária e disposições relativas às despesas com pessoal.   

 Houve uma significativa participação popular nos debates e algumas propostas foram apresentadas, as quais, embora não guardem relação com a peça orçamentária em questão, serão objeto de estudos e posteriores matérias do Vereador João Carlos Rossmann.

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias será levada a deliberação plenária em primeira discussão na próxima segunda-feira, dia 18 de junho, às 18 horas. 


Publicado em: 03 de março de 2016

Publicado por: Câmara Municipal de Itanhaém

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro
0b1952a1-5a1e-43a1-bb66-ab1772fe8c26 q

CÂMARA MUNICIPAL DE ITANHAÉM REALIZA SESSÃO ESPECIAL PARA CELEBRAR OS CEM ANOS DA DIOCESE DE SANTOS Aconteceu nesta segunda-feira (17), a Sess...

Leia Mais

1ef9f50c-44d0-4a6a-9218-905feab75704 q

VEREADORES CUMPREM AGENDA POSITIVA EM BRASÍLIA O presidente do Legislativo, vereador Professor Fernando e o vice-presidente vereador Naldo do Bo...

Leia Mais

c73a1fc7-4d1f-40c9-b072-dbe4084f560e q

Recebemos ontem (06), durante a 7° Edição do Conexidades, o certificado de Câmara Parceira da Juventude, pela Secretaria de Justiça e Cidadania d...

Leia Mais

06c02f92-eea7-4344-8a1c-cd0670530f10 q

ESCOLA DO LEGISLATIVO  Realizada na data de hoje, 04 de junho, com o presidente da Câmara, vereador Professor Fernando e demais membros da Escola...

Leia Mais

Funções de acessibilidade
Acessibilidade
Contraste
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte