Vereadores e titular da Saúde discutem ações de enfrentamento à Covid
16 de janeiro de 2022
Diante do avanço dos casos de pessoas com sintomas gripais, Itanhaém viu crescer a demanda por atendimento em postos de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). E para entender esse cenário, os vereadores participaram de reunião, no dia 15 de janeiro, na sede da Secretaria de Saúde a fim de discutir com a titular da pasta, Guacira Nóbrega Barbi, as ações desenvolvidas para o enfrentamento das doenças, tendo em vista que a gripe (Influenza H3N2) e o coronavírus (Sars-CoV-2) são causados por vírus distintos.
Em relação às novas medidas, a secretária afirmou que a equipe técnica estuda instalar espaços de triagem exclusivos a sintomáticos gripais que procurarem atendimento na UPA e nas USFs. Os locais ainda estão sendo estudados e em breve serão divulgados. Quanto ao aumento de médicos na rede básica de saúde, Guacira assegurou estar nos planos da pasta contratar mais médicos para reforçar o quadro de funcionários.
Sobre o esquema vacinal infantil contra a Covid-19, a Secretaria anunciou ter montado um cronograma para imunizar a população de 5 a 11 anos, seguindo ordem de prioridade, que iniciará pelas crianças com comorbidades, indígenas e quilombolas. Já o público adulto que está com a carteira de vacinação incompleta poderá procurar os postos de vacinação da Secretaria de Saúde para atualizá-la. Informações sobre a aplicação das vacinas podem ser obtidas pelo telefone (13) 3421-4410.