Usar máscara é um ato de amor ao próximo
01 de agosto de 2021
Eu cuido de você e você cuida de mim. A frase ganhou força no ano passado quando os primeiros casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus surgiram no Brasil. Para evitar a circulação do vírus, órgãos de saúde apresentaram protocolos setoriais de segurança sanitária para diminuir os riscos de transmissão do coronavírus por vias aéreas, como o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social.
Com o avanço da campanha de imunização, a pergunta fica no ar: ainda preciso usar máscara? Sim, precisa. Até que todos tenham recebido a dose completa do imunizante, a proteção facial continua sendo um importante instrumento contra a Covid-19. O surgimento da variante Delta, altamente contagiosa, reforça a necessidade de seguir com os protocolos sanitários.
As medidas são recomendações básicas que, além de servir como uma barreira para impedir a disseminação do vírus, ajuda a manter os casos da doença em queda, pois o aumento das internações em enfermarias e UTIs sobrecarregaria o Sistema Único de Saúde (SUS).