Câmara aprova lei sobre presença de doulas durante trabalho de parto
17 de maio de 2016
Na 124ª Sessão Ordinária, ocorrida na última segunda-feira (9), os vereadores da casa aprovaram por unanimidade o Projeto de nº 35/2016, de autoria do vereador Conrado Carrasco (REDE), que dispõe sobre a presença de doula durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato em Itanhaém. Doulas são mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.
“É um projeto de lei que já foi apresentado em Santos, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. É uma luta pela humanização do parto e a diminuição dos procedimentos cirúrgicos que são feitos nas mulheres e também trazer mais dignidade para este momento importante que é o nascimento”, afirmou o autor do projeto.
Ainda na mesma sessão, foram aprovados dois outros projetos de lei. Passou a denominar como “Banda Marcial de Itanhaém Narciso de Oliveira Filho”, em homenagem ao popular Xunda Oliveira, um dos principais ícones da cultura da Cidade. A propositura foi dos vereadores Rodrigo Dias (SD) e Flávio Abbasi (PSDB). Xunda, falecido no final do ano passado, foi membro da Banda Marcial por mais de 30 anos e destacado exemplo de dedicação ao conjunto musical.
Também ganhou nova denominação o mais novo empreendimento turístico da Cidade, o “Centro de Convenções Miguel Reale”, em fase final de obras nas dependências do antigo Iate Clube de Itanhaém. A propositura foi do vereador Hugo Di Lallo (PPS).
A 125ª Sessão Ordinária está marcada para a próxima segunda-feira (16), a partir das 18 horas.