Câmara estuda Projeto de Lei para coibir ações de vandalismo
09 de fevereiro de 2019
Os vereadores deverão apresentar na 76ª Sessão Ordinária desta segunda (11), um Projeto de Lei que dispõe sobre a punição contra atos de vandalismo ao Patrimônio Público Histórico e Cultural do Município. Neste final de semana a estátua Mulheres de Areia, localizada na Praia dos Pescadores teve a sua cabeça arrancada.
O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Hugo Di Lallo, já contatou os outros nove vereadores e propôs a medida. “Trata-se de um patrimônio público, histórico e com valor artístico e cultural gigantesco. Não podemos e não vamos permitir que este tipo de atitude fique impune” afirma.
A proposta prevê sérias e pesadas punições para o infrator dentre elas a restauração do dano causado e multas que poderão ser até dobradas, dependendo do bem público depredado.
“Chega de impunidade, vamos juntos preservar o que temos de maior valor, nosso patrimônio", conclui.
A Estátua de Mulheres de Areia, foi esculpida pelo ator e escultor Serafim Gonzaléz, em homenagem a novela homônima de Ivani Ribeiro, transmitida pela TV Tupi na década de 70. A estátua original foi substituída pela atual, que é de fibra. Em 2013, ato semelhante também depredou o monumento, que foi restaurado pelo artista plástico, Ronaldo Lopes.
A Praia dos Pescadores, onde a escultura está instalada, é um dos pontos mais visitados no município.
"O patrimônio público não é meu, não é seu ele é nosso".