Imagem principal da notícia Câmara aprova regularização fundiária de mais de 100 famílias do Jardim América

Câmara aprova regularização fundiária de mais de 100 famílias do Jardim América

25 de abril de 2016

A Câmara Municipal de Itanhaém aprovou, por unanimidade, na segunda-feira (11), o Projeto de Lei nº 24, de autoria do Executivo, que outorga a concessão de direito real de uso das unidades habitacionais construídas no Município. Pelo projeto, cerca de 110 famílias do Jardim América poderão ter a documentação dos seus imóveis regularizados, garantindo assim a posse definitiva de suas propriedades.

Com a legalização dos loteamentos, o imóvel pode ser regularizado e averbado. E o morador recebe um número de matrícula individual. Desta forma, se torna de fato o proprietário da moradia, o que lhe garante acesso ao mercado formal de crédito e até comercializar sua casa ou transferi-la para seus herdeiros, entre outros benefícios.

O presidente da Câmara, Tiago Cervantes (PSD), ressaltou a importância desta conquista para os moradores do Jardim América. “Com isso, centenas de famílias podem realizar o sonho de ter a posse definitiva de suas propriedades, tirando essas pessoas da clandestinidade. Isso gera estabilidade para as famílias porque é uma conquista de direito, oportunidade para que eles conquistem financiamentos para reformar e ampliar, comercializar e até mesmo garantir que o imóvel seja transferido para os seus filhos no futuro”.

Durante a Sessão, foi prestada uma Moção de Aplausos a Marcos Vinicius dos Santos, presidente da Associação Associação dos Moradores do Jardim São Marcos e adjacências (AMJASMAN), propositura do vereador João Carlos Rossmann (PMDB). “Ele é cidadão Itanhaense há 39 anos, pai de sete filhos, ministra uma equipe de 20 pessoas, todas moradores do bairro São Marcos, os quais veem colaborando em prol de muitas benfeitorias e conquistas para os munícipes da região e ações sociais. Torço que em nossa querida Itanhaém haja mais ações e pessoas que encabecem a solidariedade, amor pelo seu bairro e Cidade”, justificou o parlamentar.

No expediente do dia, a Câmara aprovou ainda seis requerimentos dos vereadores da casa, solicitando informações sobre diversos assuntos de interesse da população, nas áreas de Educação, Habitação, Obras, Segurança e Administração Pública.

Foram apresentados também 50 indicações para o Executivo com diversas solicitações de manutenção nos bairros, limpeza de ruas e rios, roçada, instalação de novos pontos de iluminação pública, melhorias nas sinalizações de trânsito e pavimentação de vias. Também apresentados outros sete Projetos de Lei, além de Projeto de Resolução e Projeto de Decreto Legislativo, que serão discutidos na casa nas próximas semanas.

A 121ª Sessão Ordinária está marcada para a próxima segunda-feira (18), a partir das 18 horas. No próximo dia 20, a partir das 18 horas, a Câmara Municipal realiza a Sessão Solene em homenagem aos 484 anos de Itanhaém.

Mais imagens