Logo Itanhaem

Notícias

Artista do palco e da TV, Eva Wilma, estrela de Mulheres de Areia, gravada em Itanhaém, morre aos 87 anos


Uma das maiores estrelas da dramaturgia, Eva Wilma ficará marcada na memória dos brasileiros por seus icônicos papéis no teatro, na televisão e no cinema. Aos 87 anos, a atriz faleceu vítima de um câncer no ovário no dia 15 de maio. A intérprete de Ruth e Raquel, da primeira versão da novela ‘Mulheres de Areia’, gravada na Praia dos Pescadores, na década de 1970, fez história em Itanhaém e se tornou um dos maiores sucessos da TV brasileira. O folhetim de Ivani Ribeiro levou a cidade a alcançar reconhecimento nacional.

 

A Praia dos Pescadores, também conhecida por Prainha, se tornou um dos principais cenários para as gravações das gêmeas idênticas Ruth e Raquel, uma boa e outra má, respectivamente. Na época, o ator Serafim Gonzalez, que interpretou o personagem Alemão, esculpiu uma estátua com as mesmas características da escultura de areia apresentada na novela e ofereceu a Itanhaém como agradecimento pela hospitalidade.

 

Em virtude dos efeitos do tempo e de atos de vandalismo, a estátua recebeu reparos e ganhou novos contornos pelas mãos do artista plástico Ronaldo Lopes. Após o término da trama original, há mais de 45 anos, a peça ainda permanece na Praia dos Pescadores. Durante as gravações da telenovela, em Itanhaém, Eva Wilma, ou melhor, Vivinha, como era chamada pelos mais íntimos, conheceu seu segundo marido, o ator Carlos Zara, falecido em 2002.

 

Entusiastas da novela vieram de longe para conhecer as locações de “Mulheres de Areia”. Há relatos de que uma multidão se formava na praia sempre que os atores entravam em cena. Após quatro décadas de sua estreia, a novela é lembrada por moradores e turistas, que fazem questão de registrar fotos ao lado do monumento.

 

Segundo o presidente da Câmara de Itanhaém, Silvinho Investigador, a agitação positiva daquela época está no imaginário de muitos moradores e, claro, enraizada na história do município. “Mesmo com o passar dos anos, o sucesso da novela marcou épocas e traz até hoje visitantes de outros estados. Todos querem conhecer a terra por onde passou Ruth e Raquel”.  

 

ESTRELA DA DRAMATURGIA

 

Eva Wilma iniciou sua carreira artística aos 14 anos, quando subiu ao palco como bailarina clássica. No Corpo de Baile do Teatro Municipal, ela foi convidada a integrar a primeira turma do Teatro de Arena. A estreia como atriz veio em seguida ao conquistar, em 1953, seu primeiro papel na televisão no seriado “Namorados de São Paulo”, que mais tarde passou a se chamar “Alô, Doçura”, exibido pela Tupi até 1964. A partir daí, Eva deu início a uma sólida carreira, com inúmeros personagens em novelas marcantes. Entre elas: “A Viagem”, em 1975; “Plumas e Paetês”, de 1980; “Roda de Fogo”, de 1986; “A Indomada”, de 1997; “Mulher”, de 1998; e “Verdades Secretas”, de 2015.


Outras Notícias

Fique por dentro
780cf3d9-1c91-40b8-93b9-97156e10c757 q

SESSÃO SOLENE ALUSIVA AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER 2024 08 de março, hoje foi realizada a tradicional Sessão Solene Alusiva ao Dia Internacional...

Leia Mais

077a8cec-4b7d-4a61-bf37-7a9d7aad5a05 q

AUDIÊNCIA PÚBLICA - DEMONSTRAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS REFERENTE AO 3º QUADRIMESTRE DE 2023   Convidamos a participar da Audiência Públ...

Leia Mais

fc6081a6-9617-4a5b-9f0e-6f30ab4aceb8 q

CÂMARA MIRIM EM PRÁTICA: VEREADORES MIRINS APROVAM REQUERIMENTOS O Programa Câmara Mirim de Itanhaém realizou na tarde desta quinta-feira (0...

Leia Mais

3f9cd640-cf39-4163-9777-d27ae9e8e98b q

O que é Sessão Legislativa (Ordinária ou Extraordinária)? As Sessões Legislativas correspondem a um ano civil completo, ou seja, dura de 1º de jan...

Leia Mais

Funções de acessibilidade
Acessibilidade
Contraste
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte