Logo Itanhaem

Notícias

Ato que salva vidas, amamentar vale ouro


Um atleta quando disputa jogos olímpicos sonha alcançar desempenho impecável e trazer para casa a tão desejada medalha de ouro, símbolo de esforço e muita dedicação. Com a mesma garra de um lutador, ser mãe envolve equilibrar-se em habilidades que só um campeão é capaz. Não há uma receita a ser seguida ou bula a ser lida. A fórmula está quase sempre intrínseca em pequenas atitudes de amor, como o ato de amamentar, que, para a saúde do bebê, vale ouro.

Considerado o alimento mais rico do mundo, acessível e mais seguro para o bebê, o leite materno traz inúmeros benefícios nutricionais, pois diminui as chances de obesidade, diabetes, riscos de infecções e alergias e aumenta a expectativa de vida. A Organização Municipal de Saúde (OMS) recomenda que a criança receba leite materno até os dois anos de idade.

Além de garantir a segurança alimentar da criança, o Ministério da Saúde divulgou informações de que a amamentação é capaz de reduzir até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças de 5 anos e, a cada ano que a mulher amamenta, o risco de desenvolver câncer de mama cai para 6%.

Para a mulher, a amamentação prolongada também auxilia na recuperação pós-parto - com a diminuição do sangramento - e proporciona menores chances de desenvolver anemia, câncer de ovário, diabetes, infarto e aumenta a velocidade da perda de peso.

“Nós sabemos que a amamentação promove um grande vínculo afetivo entre mãe e filho. Há vários estudos que apontam que bebês alimentados de maneira exclusiva e prolongada serão crianças e adultos com maior capacidade na tomada de decisões rápidas e fortes emocionalmente”, ressalta a nutricionista do Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim) Paula Vegas, Vaneska Câmara Marques.

O atendimento no Cescrim ocorre de segunda a sexta, das 7 às 17 horas, na Avenida Tiradentes, 184, no Jardim Mosteiro. A população pode entrar em contato por meio do telefone (13) 3426-3197. Com uma equipe atuante em projetos voltados à redução da mortalidade, o Centro mantém profissionais das áreas de ginecologia, obstetrícia, pediatria, fonoaudiologia, assistência social, psicologia, nutrição, enfermagem, auxiliares e técnicos de enfermagem.

 

PRIMEIROS MIL DIAS DE VIDA

Os primeiros mil dias são cruciais para o crescimento saudável do bebê. São 270 dias da gestação, somados aos 365 dias do primeiro ano de vida e 365 dias do segundo ano. De acordo com a nutricionista, a amamentação vai muito além do simples nutrir. "O ato fomenta o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. Além dos aspectos emocional e físico, o leite materno promove um aumento significativo da imunidade e ajuda na proteção de diversas doenças a curto e longo prazo”.

 

ESTOQUE BAIXO

Você sabia que com apenas uma gota de leite materno o recém-nascido tem acesso a nutrientes e proteínas essenciais para o bem-estar do corpo e da mente? Por isso, se você amamenta e tem leite excedente, doe a quem precisa. Sua atitude pode salvar vidas. O Cescrim, que possui posto de coleta de leite humano, está com o estoque baixo de leite materno e pede reforço às mães lactantes.  


Outras Notícias

Fique por dentro
cf628624-f1f7-4db0-a93c-5801238aa08b q

Os projetos que definem o Plano Plurianual (PPA) de Itanhaém para o quadriênio 2022/2025, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentá...

Leia Mais

d7190fc5-ff08-4b9f-b241-975cd09e9999 q

Ama animais e não sabe como ajudá-los? Que tal participar da campanha ‘Tampinha Solidária’? Nela, os materiais plásticos recolhidos são trocados po...

Leia Mais

e00429e5-e020-43a4-91f4-320d1791d27d q

A discussão sobre segurança pública e a importância de uma ação articulada dos Poderes Executivo e Legislativo para o fortalecimento do policiament...

Leia Mais

fa1ef3cc-2429-4fad-9f8e-eac2edcc9992 q

O tema segurança pública pautou a reunião realizada, no dia 5 de outubro, com os vereadores de Itanhaém e os comandos das Polícias Civil e Militar...

Leia Mais

Funções de acessibilidade
Acessibilidade
Contraste
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte