Oficina Temática Alternativa de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos

Itanhaém recebeu, na segunda-feira (12), a Oficina Temática “Alternativa de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos: Sistema de Biodigestão”, que foi ministrada pelo coordenador do programa “Resíduo Zero” da Prefeitura de São Francisco (Califórnia), Kevin Drew. A iniciativa foi aplicada na cidade norte-americana e se tornou referência internacional.

A oficina foi promovida pelo Instituto Polis e teve parceria da Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretária Municipal de Planejamento e Meio Ambiente Rosana Bilfulco. O evento aconteceu nas dependências da Câmara Municipal e contou com a participação de diversas lideranças e autoridades.

O palestrante explanou que a iniciativa utiliza o sistema de biodigestão para tratamento da fração orgânica dos resíduos sólidos domiciliares. Dessa forma, somente 20% do total dos resíduos sólidos urbanos são destinados para aterros sanitários. O Instituto Pólis teve a oportunidade de conhecer a experiência em evento realizado no início deste ano pela Rede Gaia, na Itália.