Munícipes têm até a próxima sexta-feira (23) para imunizar animais contra a raiva

A campanha de vacinação contra a raiva será prorrogada mais uma vez no Município para que todos possam levar os cães e gatos de estimação para se imunizar. A vacinação ocorrerá até a próxima sexta-feira (23), na sede do Departamento de Vigilância à Saúde, situada na Rua Clemente Martins Ré, 49, na Vila São Paulo, em frente à Praça 1º de Maio. Os donos dos animais têm até sexta-feira (23), das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a vacina não apresenta riscos à saúde dos animais. Ela é importada e testada, sendo a mesma que médicos veterinários utilizam em clínicas particulares.

Até o momento, 13.397 cães e 2.956 gatos foram imunizados contra a doença, o que equivalente a 67,74% da meta. A raiva é uma doença transmitida por um vírus que afeta os animais mamíferos, as maiores vítimas nas zonas urbanas são os cães e gatos, podendo ser transmitida também para os seres humanos, e que se não tratada rapidamente pode levar à morte.

Os animais deverão ter mais de três meses de idade e devem ser levados para a vacinação por uma pessoa maior de idade. Em casos de animais de grande porte, é necessário estar com focinheira. A vacina é contraindicada em casos de prenhez de mais de 20 dias ou se o animal estiver tomando antibióticos.