Itanhaém comemora 481 anos com eventos e entrega de obras

A segunda Cidade mais antiga do Brasil preparou uma ampla programação para comemorar os seus 481 anos de fundação. Entre os dias 15 e 28 deste mês, a população poderá acompanhar e participar de diversos eventos esportivos, culturais e musicais, além do tradicional desfile cívico escolar no Centro Histórico.

                No dia 15 de abril, a programação festiva será aberta com o lançamento do Atlas Ambiental, às 17 horas, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim. Neste mesmo local, a partir das 18 horas, será aberta a exposição de artes da Semana Literária de Itanhaém.

                No dia 16 de abril, acontece a abertura da exposição “Patrimônio Histórico, Cultural e Natural da Região Metropolitana da Baixada Santista”. O evento será às 19 horas, no Gabinete de Leitura. Às 19 horas, a Câmara Municipal promove a sessão solene no Espaço Cultural Suarão, no Bairro Suarão. Na ocasião, o Legislativo fará a entrega do título "Cidadão Itanhaense".

                No dia 18, a partir das 20 horas, acontece o show gospel do Irmão Lázaro na Arena do Itanhaém Rodeo Festival, no Jardim Cibratel. Nos dias 19 e 20 haverá a apresentação do espetáculo circense Famiglia Milan e o Gran Circo Guaraná com Rolha, às 20 horas, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico. De 19 a 22, acontece a nona edição do Itanhaém Rodeo Festival, com shows musicais e competições esportivas nacionais.

                No dia 20, a programação terá a abertura da Copa Municipal de Futebol Pezinho na Bola, a partir das 8h30, na Praça de Esportes Aurélio Ferrara. Neste mesmo dia, às 11 horas, na Praia do Sonho, acontece o lançamento da Escola Municipal de Surf. No dia 21 será promovido o Torneio Aberto de Xadrez a partir das 9 horas, na Escola Municipal Leonor Mendes de Barros II, no Centro.

                No dia 22, data do aniversário da Cidade, às 8 horas, haverá no Paço Municipal a solenidade de hasteamento das bandeiras ao som da Banda Marcial da Cidade, que tocará os hinos nacional e de Itanhaém. Além disso, um grupo de alunos com deficiência auditiva representará o hino do Município através da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

                Em seguida, o evento prosseguirá com desfile nas avenidas Condessa de Vimieiros e Washington Luiz, que terá como tema ‘Meio Ambiente’. O evento reunirá mais de 1.200 estudantes das escolas municipais e estaduais, distribuídos em cinco pelotões acompanhados por mensagens de preservação da ‘Mata Atlântica’, ‘Praias’, ‘Amazônia Paulista’ e ‘Sustentabilidade’.

                Durante a programação, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Ambiental, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a frota da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes também passarão pelas Avenidas.

                O prefeito Marco Aurélio Gomes dos Santos entregará algumas obras no dia 22 de abril. A partir das 11 horas começa uma série de inaugurações na Cidade, incluindo a revitalização do Praça Nossa Senhora do Sion e a nova sede do Programa Tempo Todo, ambos no Suarão. Em seguida serão entregues a Praça Adão Pereira, no Bairro Sion, e a reforma da E.M. Luiz Gonzaga Silva Fonseca, que atende 547 crianças matriculadas no Bairro Nova Itanhaém. Às 11h30, acontece a entrega do campo do Grêmio Esportivo Ivoty, com um jogo inaugural entre os veteranos do Ivoty contra os do Santos Futebol Clube.

                Às 13 horas, o prefeito Marco Aurélio Gomes entrega as obras de pavimentação de vias dos bairros Nova Itanhaém e Balneário Magalhães. A programação do dia 22 termina com o show da dupla João Neto e Frederico, a partir das 21 horas, na Arena do Itanhaém Rodeo Festival.

                No dia 24, haverá a apresentação do Coral do Projeto Guri, a partir das 19 horas, na Igreja Matriz de Sant´Anna, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico.   No dia 25, o Gabinete de Leitura promove a apresentação do programa Ponto MIS, com sessão de cinema com o filme Os Trapalhões e o Mágico de Oroz. Serão duas sessões, nos horários das 14 horas e 18h30.

                No dia 26, será o lançamento do livro de receitas ‘Feiras Gourmet’, dos produtores rurais do Município, e a entrega de dois caminhões para os agricultores da Feira Popular. O evento acontece no estacionamento do Paço Municipal, a partir das 17 horas.

                No dia 27, a Cidade recebe o Campeonato Estudantil de Natação TV Tribuna, às 8 horas, no Complexo Esportivo Harry Forssell. Às 13 horas, terá o 1º Passeio Prorg Solidário na Boca da Barra, com praticantes de Stand-Up Paddle, Kite Surf, Slack Line e Concurso de Fotografia promovido em parceira com Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém (Cofit). Às 16 horas, ocorre mais uma etapa do Circuito Cultural Paulista, com espetáculo circense Mimicalado Show, no Centro Histórico.

                No dia 28, duas competições esportivas encerram a programação oficial de aniversário. Às 8h30, o Ginásio de Artes Marciais recebe mais uma etapa do Campeonato Paulista de Karatê. E às 9 horas acontece a 13ª Prova Aquática do Rio Itanhaém, com largada do Country Club e chegada ao Clube Náutico de Itanhaém.

Fonte: Prefeitura de Itanhaém/Imprensa