Comdema comemora 24 anos de fundação com diversos eventos

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) está comemorando 24 anos com uma série de eventos atividades na Cidade. O órgão foi instituído por meio da lei municipal 1.550, de 1º de setembro de 1989 e reune integrantes do Poder Público e da Sociedade Civil.

Em agosto, o Comdema aprovou dois editais, sendo um para elaboração de projetos voltados à proteção da fauna silvestre ou doméstica com ênfase na educação ambiental. E iniciou um concurso cultural para escolha do seu mascote através de uma votação popular no site oficial da Prefeitura – www.itanhaem.sp.gov.br. A votação vai até a próxima segunda-feira (9). A iniciativa  mobiliza estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de dez escolas da Cidade. Seis animais da fauna de Itanhaém foram selecionados previamente: quero-quero, gavião carcará, saíra sete cores, preguiça, tucano do bico preto e a jararaca-ilhoa.

No dia 14, será realizada a Feira de Trocas Solidárias para estimular a redução do consumo de produtos através de sua troca com a participação popular. O evento acontecerá no estacionamento do Paço Municipal, das 10 às 13 horas.

Os conselheiros farão ainda uma saída de barco pelos principais rios do município para conhecer de perto o Projeto Lixo Zero, realizado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que tem por objetivo recuperar a mata ciliar com plantio de mudas e promover a educação ambiental com a população ribeirinha. A saída acontecerá na mesma semana em que se comemora o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (21).

Encerrando as comemorações, no dia 24, a partir das 13h30, acontecerá a 32ª Reunião Ordinária do Comdema, onde serão discutidos dentre outros assuntos, a elaboração do mapeamento do movimento ambiental do Município, alteração da composição do conselho para o próximo biênio e a apresentação do Plano de Ação do Programa Município Verde Azul 2013.  O encontro será no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, na Rua Dom Sebastião Leme, s/nº, no Ivoty.