Câmara homenageia mulheres em sessão solene

A Câmara Municipal de Itanhaém realizou, no dia 8 de março, sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade foi instituída no calendário do legislativo, em 2006, com a aprovação da Resolução 412/06, proposto pela, então, vereadora professora Regina Célia de Oliveira.

Este ano, foram homenageadas sete mulheres que se destacaram na vida profissional, pública e social: Marta Maria Di Piero (Alder Ferreira Valadão); Carla Aparecida dos Santos (César Augusto de Souza Ferreira); Isabela Luiz Leite Pestana (Conrado Carrasco); Helena Maria Leal Morais/Tia Lena (Hugo di Lallo); Denise Conceição de Oliveira Zanella (Rodrigo Dias); Mara Sanches Figueiredo (Tiago Cervantes) e Maria Cristina Previero de Toledo (Rogélio Salceda). A funcionária da Casa, Cláudia Galvão, também foi homenageada, em nome dos demais servidores.

O presidente da Casa, Rogélio Salceda, disse que a data é importante como momento de reflexão das lutas das mulheres. "Os momentos mais emocionantes dos trabalhos legislativos são aqueles em prestamos homenagens a pessoas que fazem a diferença na sociedade. As nossas homenageadas são exemplos da mulher contemporânea, determinadas, atuantes, que vão atrás de seus direitos. O diploma conferido pela Câmara é uma forma de reconhecer histórias de vidas marcadas pelos enfrentamentos que as mulheres fazem, no dia a dia, para manter a família, o trabalho, os estudos", afirmou.

Salceda destacou ainda que as conquistas femininas avançaram muito nos últimos anos. No entanto, ainda persistem desigualdades, especialmente no mundo do trabalho, e a violência contra a mulher. "A presença da mulher no mercado de trabalho é forte. Praticamente 50% da população economicamente ativa é formada por mulheres. Elas também têm maior nível de escolaridade. Porém, ainda ganham menos que os homens e têm menos oportunidades para ocupar cargos de chefia. Cabe ao poder pública e a sociedade de modo geral promover as mudanças necessárias para assegurar a igualdade de direitos, além de combater a violência contra as mulheres", disse.

O vice-prefeito José Roberto Pereira do Nascimento também enalteceu o desempenho das mulheres. "O Brasil elegeu uma mulher para a presidência. A Petrobrás, hoje, tem uma mulher no comando. A força da mulher está vencendo as barreiras culturais e sociais e ocupando mais espaço na sociedade".

Prestigiaram a sessão o tenente coronel Robson Bianchi, comandante do 29º Batalhão da Polícia Militar; o capitão Emerson Sobral, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Itanhaém; o presidente da Associação Comercial de Itanhaém, Eliseu Braga, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados de Itanhaém, Rutinaldo Bastos; os secretários municipais Rogério Bechelli (Habitação); Luiz Antônio Saadi (Relações do Trabalho), Marcel Hary (Turismo) e Douglas Luiz Rodrigues (Fazenda).

"A minha homenageada, Marta Maria Di Piero, é uma pessoa de competência ímpar, que exerce a profissão com amor e dedicação. É uma mulher especial, guerreira, funcionária pública que exerce bem a sua função na sociedade". Vereador Dr. Alder.

"É um sigela, mas justa homenagem. Carla Aparecida dos Santos tem o perfil de líder, vencedora. Representa as mulheres lutadoras, que superaram as dificuldades. É um exemplo para a nossa conduta". Vereador Cesinha.

"Isabela Luz Leite Pestana, a nossa querida professora Bela, dedicou a vida à Educação. É uma mulher determinada, que não mede esforços para fazer o melhor em prol da coletividade. Trabalha com garra e dedicação". Vereador Conrado Carrasco.

"Helena Maria Leal Morais, a Tia Lena, começou como ambulante na Praia dos Pescadores  e, após muitos anos de trabalho e sacrifício, junto a família, consegui montar um dos mais conhecidos restaurantes da Cidade. É uma mulher vencedora". Vereador Hugo Di Lallo.

"O setor de Habitação da Prefeitura se desenvolveu graças à competência da advogada Mara Sanches Figueiredo para administrar e liderar a equipe. É uma profissional respeitada em órgãos do Estado e da União. Tenho grande admiração por ela". Vereador Tiago Cervantes.

"Esta homenagem é uma forma de retribuir toda a dedicação e carinho que a Denise Conceição de Oliveira Zanella sempre teve com a minha família. Ela faz parte dos nossos laço familiares. É uma pessoa de caráter, boa índole e competente". Vereador Rodrigo Dias.

"Um dos momentos mais bonitos do mandato é ter a oportunidade para reconhecer e homenagear outras pessoas por suas ações na sociedade. E a Maria Cristina Previero de Toledo é o exemplo da mulher contemporânea, que estuda, trabalha, participa efetivamente dos assuntos da Cidade". Vereador Rogélio Salceda.

"Achamos justo estender as homenagens às funcionárias da Câmara, em nome da servidora Cláudia Galvão. Afinal sem a dedicação de delas na administração e manutenção da Casa, não teríamos as mesmas condições de atender bem a população e realizar as sessões e demais atividades". Menale Júnior, diretor geral da Câmara.