Câmara homenageia famílias em sessão solene

A sessão solene, realizada pela Câmara Municipal de Itanhaém, em comemoração à Semana da Família foi marcada pela emoção. Prestigiaram a cerimônia, no Espaço Cultural Suarão, na última sexta-feira (16), o prefeito Marco Aurélio Gomes dos Santos, bispo da Diocese de Santos, Dom Jacir Francisco Braido, major PM, João Alves de Lins Neto (29º BPMI), secretários municipais, os padres Emerson, Estevão e Francisco. A programação musical, na abertura e encerramento da solenidade, ficou a cargo da banda da Polícia Militar. O Legislativo Municipal comemora a Semana da Família, em sessão solene, desde 2010. O evento foi instituído pela Lei Municipal 3.599/09, de autoria do vereador Rogélio Salceda.

Foram homenageadas as seguintes famílias: José Alves Matos (in memorian) e Maria da Paz Morais Matos (indicação do vereador Alder Ferreira Valadão); Rogério e Jussara Padin (indicação do vereador César Augusto de Souza Ferreira); Cícero e Josefa Silva (indicação do vereador Conrado Carrasco); José Pedro e Rosália Silva (indicação do vereador Flávio Abbassi); Luiz e Inácia Alves e Silva (indicação do vereador Hugo Di Lallo); Israel Mendonça de Oliveira e Aide Murad de Oliveira (indicação do vereador Rodrigo Dias); Adelmo Cipriano e Josefa Santos (indicação do vereador Rogélio Salceda).

O presidente da Câmara, Rogélio Salceda, salientou que a Semana da Família é um período de reflexão. "Constituída em base sólida, com amor, respeito e solidariedade, a família nos dá força e segurança para enfrentarmos os desafios da vida".

O bispo Dom Jacir alertou as famílias sobre os riscos da vida contemporânea, especialmente a fácil oferta de álcool e drogas, e a permissividade na educação dos filhos. "A aliança do casal não é aquela que está no dedo, mas a do coração. Os pais devem se valer da experiência de vida, mas sem se prender no passado; ao mesmo tempo serem modernos, sem superficialidade, sempre buscando o diálogo profundo com os filhos".

Para o major João Alves muitos problemas sociais decorrem da falta de estrutura familiar. Segundo ele, o fortalecimento das famílias é importante para "uma sociedade mais justa, tranquila e segura".

O prefeito Marco Aurélio ressaltou que a homenagem realizada pela Câmara é importante para destacar famílias que vivem com dignidade e são exemplos para a sociedade. "E nós temos que ser bons exemplos dentro e fora e casa".

"A família Moraes Matos é batalhadora, determinada e muito contribui para a Cidade. Na atividade comercial, mantém a qualidade e o respeito com os clientes". (Alder Ferreira Valadão)

"A família Padin é um exemplo de vida, amor, união e cidadania". (Cesinha)

"A família Silva representa boa parte das famílias de Itanhaém, formadas por migrantes nordestinos e seus descendentes. Pessoas simples e honradas". (Conrado Carrasco)

"Conheço a família do Zé Pedro e da dona Rosália, desde criança. São pessoas que têm uma história de vida marcada por muitas lutas". (Flávio Abbassi).

"A família Alves e Silva é um exemplo para a nossa comunidade. Com muito carinho e dedicação, educaram seis filhos. Sinto-me orgulhoso em prestar esta homenagem". (Hugo Di Lallo).

"A família Oliveira passou por muitas dificuldades, mas sempre perseverante na fé cristã, engajados nos serviços da igreja, pastorais sociais e da família". (Rodrigo Dias)

"A base da família Santos é a fé em Deus, que os fortalece e os guia em todos os momentos. O casal lutou muito para dar uma vida digna aos filhos". (Rogélio Salceda).